Ir direto para o Conteúdo

Transportadora Naspolini

História

Em 1967, Osvaldo vai pela 1ª vez de caminhão para a cidade.

Osvaldo Naspolini é o mais velho de nove filhos de Zelinda e José Lauro Naspolini. Nascido e criado na cidade de Criciúma SC, desde muito jovem ajudava o pai no sustento da família e na administração das contas da casa.

Aos 13 anos já dirigia e acompanhava seu tio Elézio Naspolini, motorista de caminhão, nas viagens que realizava, apresentando-se como auxiliar de motorista.

Em 1970, é fundado o Comércio de Papéis Napolini.

No ano de 1970, Osvaldo, seus pais e irmãos fundaram o Comércio de Papéis Naspolini, empresa pioneira em reciclagem na região de Criciúma. Para a realização da coleta dos materiais e o transporte até seus destinos foi comprado o primeiro caminhão do Comércio de Papéis, um Ford F100, ano de fabricação 1951.

Em 1974, Osvaldo adquire seu 1° caminhão.

O primeiro caminhão em nome de Osvaldo foi adquirido em 1974, era um Mercedes-Benz 2013, cor vermelha, ano 1972, pertencente até então à empresa Transportes Ouro-Sul. Nesta época, Osvaldo trabalhava no Comércio de Papéis e era também motorista autônomo.

Em 1976 é fundada a TRANSPORTADORA NASPOLINI LTDA.

Dois anos mais tarde, em 1976, foi constituída sociedade entre Osvaldo e seu tio Valter Naspolini, sendo fundada a TRANSPORTADORA NASPOLINI LTDA. Foi comprado neste ano outro caminhão Mercedes-Benz 1113 vermelho novo.

Osvaldo não mais viajava nesta época, trabalhando apenas no Comércio de Papéis e coordenando os fretes dos dois caminhões da Naspolini.

Os veículos eram dirigidos por José Fernandes e José Carlos Martignago. Este último, conhecido como “Zé Feijão”, aposentou-se na Naspolini no final do ano de 2007.

Em 1977 é adquirido mais um caminhão.

Em 1977 foi adquirido mais um caminhão, um cavalo-mecânico Mercedes-Benz 1519 em conjunto com uma carreta 2 eixos com capacidade para carregar 20 toneladas.

No ano seguinte, em 1978, foram admitidos dois novos sócios, mais um tio de Osvaldo, Dorly Naspolini e o contador Jair Alcides de Oliveira.

Neste mesmo ano iniciou-se o transporte de explosivos que veio a se tornar o carro chefe da Naspolini. Os caminhões traziam explosivos da Du Pont, sediada em Barra Mansa RJ, para a distribuidora das mineradoras da região carbonífera de Santa Catarina. Em paralelo a empresa também transportava pisos, azulejos e fluorita.

Em 1981, é feita parceria com a Siderúrgica Belgo Mineira.

Em 1981 iniciou-se a parceria com a Cia Siderúrgica Belgo Mineira, atual Arcelor Mittal, que se intensificou no ano de 1986 com a aquisição do primeiro caminhão caçamba basculante da empresa.

Nos anos que se seguiram houve grandes mudanças no quadro de sócios da Transportadora Naspolini. Em 1989, retiraram-se da sociedade Jair Alcides de Oliveira e Dorly Naspolini. Dois anos depois, em 1991, Valter Naspolini também se afasta, permanecendo a Transportadora sob o controle apenas de Osvaldo.

Em 2003, ocorre o 1° contato com o certificado SASSMAQ.

A concentração das atividades no transporte de explosivos foi gradativa, fato que demandou da empresa a mudança de sua política de atenção à segurança. O primeiro contato com o certificado SASSMAQ – Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade ocorreu em 2003, por ocasião de uma visita de Osvaldo à empresa Ultrafértil.

Em julho do mesmo ano foi dado início a primeira grande reestruturação sofrida pela empresa. Os procedimentos foram catalogados e padronizados e passou a ser exigida licença ambiental de todos os fornecedores, entre outras alterações programadas, visando ao cumprimento dos requisitos para alcançar a certificação do SASSMAQ.

Em 2004, a Naspolini obtem a certificação SASSMAQ.

Um ano e meio de trabalho e quatro dias de auditoria resultaram na obtenção da certificação SASSMAQ em novembro de 2004, tornando a Transportadora Naspolini a segunda empresa certificada em Santa Catarina.

A reestruturação promovida com base nos parâmetros do SASSMAQ foram essenciais para a modernização da Naspolini. Em conjunto com ações anteriores, a exemplo do rastreamento total da frota implementado em 2001, ofereceu maior competitividade à empresa, tornando-a apta a concorrer com empresas líderes de mercado.

Em 2006, a Naspolini recebe a recertificação SASSMAQ.

No ano de comemoração de seus 30 anos a Naspolini implementou o trabalho de revisão das ações tomadas em 2004 e, após auditoria realizada em novembro de 2006, obteve a recertificação do SASSMAQ.

Do antigo Ford F100 de 1951 ao comando digital por rastreamento via satélite muita coisa mudou, porém manteve-se o pacto firmado com clientes, funcionários, fornecedores e comunidade que se resume nos melhores e mais otimistas propósitos para o futuro. Por tudo isso, a Transportadora Naspolini agradece a todos que de uma maneira ou de outra fizeram parte dessa história e espera manter essas parcerias pelos próximos 30 anos.

Fotos

Anel de Contorno Viário, Km 06, Bairro Presidente Vargas, Içara/SC
Fone: 48 3462 0903
Fax: 48 3462 0902
Email: naspolini@naspolini.com.br